Linux no mercado de trabalho - Certificações LPI

Apesar de ser pouco abordado na maioria das universidades privadas, o Linux é de extrema importância no mundo corporativo e, se você em se especializar nessa área, está lendo o artigo certo.



Como, imagino que você já tenha uma breve noção, Linux é um sistema operacional. Assim como Windows.

Para conhecer a história toda leia o conteúdo do wikipedia que está bem completo. Para saber um pouco mais e como anda a evolução do Linux no mundo corporativo, leia este artigo.

Atualmente grandes parte das corporações utilizam ambientes de redes mistos, ou seja, possuem diversos sistemas operacionais funcionando na mesma rede. Isso tudo é definido durante o projeto da rede para que possa atender o cliente da melhor forma possível.

Para você que está estudando agora e começando a entender sobre este novo e complexo mundo, provavelmente iniciará sua carreira trabalhando como Analista de Suporte técnico, que é como eu comecei e quase todo mundo começa.  Se realmente acertei e você já está procurando um trabalho mas não possuí tanta noção sobre isso, veja algumas dicas simples que são essenciais para um bom analista:


  • Raciocínio rápido;
  • Facilidade para solucionar problemas;
  • Boa comunicação;
  • Humildade (afinal, você não sabe nada e está lá para aprender);
  • Curiosidade;
  • Vontade de aprender sem medo de errar;
Contudo, isso são apenas algumas características pessoais. Porém os necessários técnicos são importantes também. Mesmo que você consiga um estágio e vá aprender tudo, é importante que comece a se interessar por alguns detalhes que podem te levar a frente:

  • Redes;
  • Windows;
  • Linux;
  • Roteadores;

Como o foco no artigo é Linux, vamos abordar agora sobre você que já sabe o que quer, já começou a estudar e está encaminhado ou já está na área.

A usabilidade do Linux no mundo corporativo é geralmente voltado para segurança e computação em nuvem.
Hoje com a onda do Cloud Computing, virtualizar servidores além de ser excelente, virou moda. E uma das maneiras mais eficazes para virtualizar, são com sistemas baseados em linux (Xen Server, KVM, OpenVZ).
Além do Cloud, o Linux tem incríveis referencias em relação a segurança, portanto é muito utilizado como Firewall nas redes (Software que controla entrada e saída de dados de rede).

Legal, mas para tudo isso você precisa estudar (e muito) sobre o sistema operacional. Você consegue fazer tudo isso sozinho se tiver dedicação e determinação, mesmo que tenha apenas uma ou duas horas livres por dia, você é totalmente capaz de adquirir essas habilidades sem pagar um curso caro.

Mas e o que é a tal da LPI?

Linux Professional Institute, nada mais é do que o instituto que administra os profissionais qualificados para trabalhar com Linux. Com isso, existe a certificação LPI.
A certificação LPI só pode ser adquirida através de provas que são realizadas para testar seus conhecimentos no sistema.


A LPI é conquistada por níveis, sendo que existem duas provas para cada nível, veja os dados do próprio site do instituto:


A certificação LPI é composta de 3 níveis:
Certificação LPIC - 1 (Nível I) - Administrador Linux nível júnior
Provas: LPI 101 e LPI 102
Veja os assuntos cobrados no LPIC - 1
Para obter o LPIC - 1, o aluno tem que passar nas duas provas. Não adianta passar na prova LPI 102 e não passar na prova LPI 101.

Certificação LPIC - 2 (Nível II) - Administrador Linux nível pleno
Provas: LPI 201 e LPI 202
Veja os assuntos que são cobrados no LPIC - 2
Para obter o LPIC - 2, o aluno tem que passar nas duas provas. Não adianta passar na prova LPI 202 e não passar na prova LPI 201.

Certificação LPIC - 3 (Nível III) - Administrador Linux nível sênior
Veja os assuntos que são cobrados no Nível 3
A prova LPI 301 qualifica o profissional como "Core". E as provas de LPI 302 a LPI 306 o certificam como especialista. Para obter o LPIC - 3, o aluno não precisa passar nas duas provas. Passando na LPI 301 ele certifica-se como nível 3 e, nas demais provas, como especialista.


Fique tranquilo, você não precisa das três para ter um bom trabalho. Os conhecimentos das LPIC-1 já lhe dão uma visão muito boa para trabalhar com suporte técnico e soluções de problemas básicos.

Para trabalhar com soluções de problemas mais complexos, segurança e redes, você precisa de conhecimentos LPIC 2 e 3. Não que você precise necessariamente da certificação, ela só é uma forma de provar que você term conhecimento suficiente para isso.

Não se desespere, Linux não é um bicho de sete cabeças e quando você começar a entender, tudo será um mar de rosas (até dar um problema Muahaha).

Para lhe ajudar separei dois ebooks que podem lhe ajudar e MUITO! Ambos abordam os principais assuntos do sistema com dicas praticas e tudo mais.

Profissionais Linux - Curso completo (completo mesmo)

Terminal Linux (Este é simples mas vai lhe ajudar também)

Encontre conteúdo relevante, atualizado e de qualidade no blog Linux Saudável.






Além disso, temos algumas dicas aqui no blog e iremos colocar muito mais. Não deixe de acompanhar :)

Postagens mais visitadas deste blog

CUPS+SAMBA - Servidor de Impressão - Parte 1

Instalando o GLPI Server - Cent Os 6.2