Criando um sistema de Arquivos Distribuído com Windows Server 2003

Perdoe-me por não inserir imagens para facilitar, tentei ser o mais claro possível e fiz um passo-a-passo bem detalhado para quem não tem nem ideia do que é DFS.. Assim como eu há dois dias atrás. rs

Creio que mesmo com o passo-a-passo às coisas não saiam como esperado, sempre é assim. Essa é a graça da Informática, quase nada dá certo de primeira! Se precisarem de uma ajuda extra, é só comentar o post que eu vou ajudar :) E eu ajudo mesmo! Vou responder seu e-mail e vou ajudar você a entender isso e a fazer o que precisa! 

Bem, vamos lá...

DFS ou Sistema de Arquivos Distribuídos, tem como objetivo prover o gerenciamento unificado de pastas compartilhadas da rede, seja as pastas do servidor ou de computadores clientes. Isso facilita tanto para os usuários, que podem visualizar todos os compartilhamentos da rede com apenas um endereço, quanto para para o Administrador, que pode replicar os dados para um servidor secundário e manter a alta disponibilidade dos dados.
Consideramos que tenha um Windows Server 2003, integrado ao Domínio e com o Serviço de Sistema de Arquivos instalado. Vamos para a prática:
  • Navegue até Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Sistema de Arquivos Distribuídos;
  • Clique sobre Sistema de Arquivos Distribuídos com o botão direito do mouse e selecione Nova Raiz;

Assistente de nova Raiz

  • Clique em Avançar;
  • Selecione a opção Raiz de Domínio e clique em Avançar (Raiz de Domínio permite a replicação automática de arquivos e a integração com o Active Directory);
  • Digite o nome do Domínio que hospedará a Raiz (Se for único, estará selecionado) e clique em Avançar;
  • Digite o Nome do Servidor que Hospedará a Raiz e clique em Avançar;
  • Digite o Nome da Raiz (Este será o nome do compartilhamento, visível para os usuários), insira um comentário e clique em Avançar;
  • Localize e selecione a Pasta que será a Raiz do Compartilhamento, clique em Avançar.
Concluímos a criação do Compartilhamento, agora ele já está disponível para os usuários. Agora vamos ativar a replicação dos dados em um outro servidor.

Replicação

Manter a Alta disponibilidade dos dados é essencial. Com a replicação do Sistema DFS, podemos definir outros computadores para que a hospedagem dos Arquivos seja feita em mais de um host. Assim se um deles ficar indisponível, o sistema DFS continuará trabalhando normalmente, ou seja, os dados estarão disponíveis.
  • Clique com o botão direito do mouse sobre a Raiz que acabamos de criar e selecione a opção Novo Destino de Raiz;
  • Localize o novo Servidor/Host e clique em Ok;
  • Clique em Avançar;
  • Localize e Selecione a pasta do Servidor/Host que guardará os arquivos;
  • Clique em Avançar;
  • Clique em Concluir;
  • Clique com o botão direito sobre a Raiz e selecione a opção Configurar replicação;
  • Clique em Avançar;
O DFS utiliza uma pasta temporária para armazenar os dados enquanto copia para o outro host, por padrão esta em C:/Frs-Staging.
  • Clique em Avançar;

Topologia de Replicação

A topologia da replicação consiste nas conexões lógicas que a Replicação DFS utiliza para replicar arquivos entre os servidores. Quando você define um grupo de replicação, pode escolher entre três topologias:

Discar - Hub e spoke

Esta topologia requer três ou mais membros. Do contrário, ela não estará disponível. Para cada membro de spoke, você pode escolher um membro de hub obrigatório e um segundo opcional para redundância. Esse hub opcional garante que um membro de spoke ainda poderá replicar se um dos membros de hub estiver indisponível. Se você especificar dois membos de hub, eles terão uma topologia de malha completa entre eles.

Malha completa

Nesta topologia, cada membro é replicado com os outros membros do grupo de replicação. Esta topologia funciona bem quando há dez ou menos membros no grupo de replicação. Não é recomendável o uso de uma topologia de malha completa se você tiver mais de dez membros no grupo de replicação. Utiliza o mesmo conceito do RAID 1.

Sem topologia

Escolha esta opção se desejar criar, você mesmo, conexões após a conclusão do Assistente de Novo Grupo de Replicação ou do Assistente para Replicação de Pasta. Nenhuma replicação ocorrerá até que você crie as conexões.
  • Para o exemplo, iremos utilizar a Malha Completa. Selecione e clique em Avançar;
  • Clique em Concluir.
Pronto. Concluímos a Replicação do DFS. Clique com o botão direito na Raiz e selecione Verificar Status para verificar se os dois destinos estão on-line.
Os arquivos podem ser gravados em qualquer ponto do compartilhamento que automaticamente serão replicados, ou seja, se gravados diretamente no C:/Pasta automaticamente o C:/Pasta do outro host receberá a replica.

Boa sorte com o DFS =)

Abraços

Postagens mais visitadas deste blog

CUPS+SAMBA - Servidor de Impressão - Parte 1

Instalando o GLPI Server - Cent Os 6.2